Desde que passei a cozinhar regularmente que passei também a fazer as escolhas daquilo que queria comer. De inicio para contrariar a estatística de que quem casa, engorda, mais tarde por tomar consciência de que por questões de saúde é mesmo necessário fazer mudanças, não só pelas complicações gástricas que tenho, mas para prevenir possíveis doenças que um dia possa vir a ter.
- FRITOS
Não frito douradinhos, nuguets, peixe e afins... cozo no forno.
Praticamente só frito batatas quando temos visitas e fazemos francesinhas. Rissóis muito raramente.
- GORDURAS
- MANTEIGA
- LEITE
- IOGURTES
- AÇÚCAR
Eliminei o adoçante e passei a utilizar açúcar amarelo (+ caro) ou mascavado (+++ caro), deixando o açúcar branco "de cana" para as sobremesas lácteas por questões óbvias.
Em breve vou experimentar fazer algumas substituições com mel e geleia de arroz, mas também esta uma alternativa mais cara.
A banana e as tamaras são também uma alternativa natural ao açucar.
A banana e as tamaras são também uma alternativa natural ao açucar.
- FARINHA
- GELATINAS LIGHT
Atenção a estas... encontrei uma marca que tem gelatinas de origem vegetal com 0g de açúcar - é escandalosa a % de açúcar que algumas gelatinas têm por 100g - mas também as ditas light às vezes parecem falhar, pois dependendo do sabor algumas continuam a ter bastante açucar. Não entendo!
- CARNES PROCESSADAS
Salsichas passaram a ser consumidas esporadicamente - e aqui confesso que por receio das ultimas noticias
Ufa... como vêm não se mudam hábitos, nem paladares de um dia para outro e a meu ver, tirando a fruta e os legumes, algumas mudanças não estão ao alcance da maioria das família. Conheci à dias uma família com um menino celiaco que por falta de meios por vezes tem que comer a comida da família e como tal está constantemente doente.
Esta é talvez a semana do ano em que cometemos mais excessos alimentares. Toca a fazer algumas escolhas acertadas e a beber muita água pelo meio para equilibrar a balança.
BOAS FESTAS PRIMAS!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário