Quando aderi ao desafio "Plastic free July"e meti na cabeça que tinha que mudar alguns hábitos, li que as mudanças deviam ser graduais, primeiro para que se tornem duradouras e depois porque não se deve deitar fora tudo o que se tem só porque se pretende eliminar plásticos. Reutilizar ao máximo também é uma forma de se ser amigo do ambiente.
Ainda no ano passado comecei a ler sobre receitas caseiras de detergente liquido e em pó para a máquina da roupa, mas entretanto experimentei as nozes de saponárias e uma vez que estão prontas a usar e que ainda tinha detergente de compra, fui adianto este novo teste.
Este mês, que esvaziei finalmente um garrafão, decidir dar uso ao sabão que já tinha comprado à alguns meses para este efeito. Fui recolhendo algumas receitas, lendo algumas experiências e escolhi uma bem simples (não fosse a ideia correr mal).
200gr de sabão Clarim ralado |
A ferver em 1/2 Lt água |
Após arrefecer, juntei o preparado a 4,5Lt agua tépida + umas gotas óleo lavanda |
Se notarem que o detergente solidifica, juntem mais um pouco de agua e misturem bem.
Já lavei roupa branca, de cor e escura e os resultados têm sido iguais a um detergente normal: as nódoas difíceis continuam a ser necessários os mesmos cuidados que já tinha anteriormente, tudo o resto impecável, inclusive o cheirinho quando a estendo.
Alias, esta será a solução que irei usar para lavar a roupa da minha bebé, só ainda vou pesquisar se devo usar outro óleo essencial.
Coloco uma quantidade a olho e um pouco de bicarbonato na roupa de cor. Não vos sei ainda dizer para quanto tempo duram estes 5Lt pois ainda nem um mês passou, mas posso dizer-vos que uma embalagem de Clarim de 400gr custa cerca de 1,20€, tendo eu apenas usado metade, o resto foi o custo de ferver a agua, pelo que se torna muito residual.
Não deixem de experimentar.
Sem comentários:
Enviar um comentário