segunda-feira, 31 de julho de 2017

Desafio "Plastic Free July" D30

A ideia é da Maria Granel, mas para mim está ainda é dificil de concretizar... mas com calma.


Notícias para que vos quero
Deixámos esta dica para o final do desafio porque é talvez das mais difíceis de concretizar (mas não é impossível!).
De acordo com a Greenpeace, os sacos de plástico são responsáveis pela morte de 100 mil tartarugas e de um milhão de aves marinhas por ano.
Quando já demos todos os passos anteriores, mas continuamos a sentir necessidade de usar sacos plásticos para colocar nos caixotes de lixo em casa, como fazer? Qual a alternativa sustentável?
Já há sacos de lixo biodegradáveis e, embora a sua decomposição chegue a demorar apenas 180 dias, a verdade é que nem todos os centros de tratamento conseguem assegurar a sua degradação total e muitas vezes vão parar a aterros.
Para evitar o recurso ao plástico, podemos usar jornais velhos para forrar o caixote do lixo ou para fazer saquinhos de papel (ver galeria).
No caso dos resíduos orgânicos, a composteira pode resolver o problema (e é uma tarefa bem interessante para fazer com os miúdos lá em casa - um verdadeiro trabalho de projeto). Sabemos que não é muito fácil para quem vive em apartamentos, mas já começa a haver soluções práticas, modernas e estéticas para incorporar esta funcionalidade. As nossas cozinhas. Nós já doámos baldes de especiarias para a construção de algumas e resultou!

Sem comentários:

Enviar um comentário