domingo, 7 de fevereiro de 2016

NUTELLA Homemade #1

Desde que tomei a decisão de fazer escolhas saudáveis que não paro de fazer pesquisas e testes na cozinha.
Cada vez compro menos comida processada e quando falo nisto já não me refiro a refeições pré-congeladas, mas a bolachas, crepes, molhos, charcutaria, etc... pois cada vez mais me assusta não conhecer todos os ingredientes do rótulo ou que o ingrediente com maior percentagem não seja o suposto alimento que compramos.
Para os substituir é preciso confeccioná-los em casa e já que assim é, que seja eu a escolher os ingredientes. Assim este fim de semana, aventurei-me no creme de barrar, tipo Nutella, mas outros que já tenho em mente se seguirão.


INGREDIENTES:

1 chávena de chá de avelãs sem a pele
1/4 de chávena de chá de cacau em pó
2 colheres de sopa de manteiga
3 a 4 colheres de sopa de leite (eu usei de amêndoa)
3 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de aroma de baunilha

PROCEDIMENTO:

Para tirarem a pele à avelã, basta coloca-las 10 minutos no forno já pré-aquecido e depois esfregá-las num pano. Depois triturem-nas durante 5 minutos ou até verem que passou totalmente a creme.
Por fim pois só juntar os restantes ingredientes, misturar muito bem,colocar num frasco de vidro e guardar no frigorífico.

Não ficou perfeito, como devem calcular, mas valeu a pena a substituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário