quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Nozes de Saponária - Em modo experimentação

Alguém me dizia ontem que ainda tenho muitas embalagens de plástico na minha lavandaria. Verdade!... mas já estou a trabalhar no sentido de as reduzir.

Após o desafio #plasticfreejuly finalmento consegui comprar algumas nozes de saponária para então tentar substituir o detergente da roupa e também o da loiça.
Não me vou alongar nas suas caracteristicas porque me estaria a repetir no que diz respeito a muitos outros blogues, apenas que o facto de não ser um produto tóxico, com químicos e caro me levou a querer testa-lo.



Após algumas informações, utilizei 2 nozes em cada lavagem (em ambas as máquinas) até ao máximo de 4 meses. Há quem mais nozes por dose, é uma questão de testar.
Na maquina roupa a sua utilização dispensa também o amaciador, o que é duplamente bom. A roupa não ficou em nada pior do que com o detergente normal, pelo que está mais que aprovado.
Na maquina da roupa, com o programa económico (32min) não tão eficaz quanto o detergente normal, mas ainda vou fazer mais testes. Com os outros programas funciona lindamente.

Como as nozes não têm qualquer cheiro, na roupa utilizei também umas gotas de óleo de alfazema. Basta colocar tudo num saco de pano ou meia de licra e colocar dentro do tambor.

Existem diversos sites on-line que vendem, bem como algumas lojas de produtos naturais. Cada noz custou-me cerca de 5 cêntimos, pelo que 2 nozes x 4 lavagens, saiem a 2.5 cêntimos por dose.

Experimentem, garanto-vos que pior não ficam e ainda poupam o ambiente.


Sem comentários:

Enviar um comentário