quinta-feira, 9 de abril de 2015

Alimentação & saúde! - parte 2

A minha busca de informação sobre uma alimentação mais saudável continua. Hoje andei a ler por aqui: 

http://www.noticiasmagazine.pt/2014/saber-comer-e-pura-informacao/

Esta entrevista não fala particularmente em açucares, mas no tipo de comida que consumimos cada vez mais.

Dicas para o meu afilhado:
uma criança que de manhã come um prato de cereais chega à escola e não para quieta. O ácido fosfórico altera o comportamento e em determinadas concentrações é neurotóxico.

Dica para o meu marido:
Quando ingeridas, as gorduras saturadas e as gorduras ómega 6 são a estrutura a partir da qual as células fazem substâncias pró-inflamatórias. As gorduras ómega 3 – são as que permitem que as células produzam substâncias anti-inflamatórias. Se uma pessoa tem uma doença inflamatória (por exemplo, uma alergia, artrite ou doença autoimune) e come muita gordura saturada, esta vai funcionar como substrato para a fogueira e agravar o processo inflamatório da doença que já tem. Ao contrário, se a pessoa ingerir gorduras ómega 3, vai ser capaz de construir extintores de incêndio para que as suas células produzam anti-inflamatórios.

Dica para mim:
Os alimentos são veículos de comunicação. Se fizer uma refeição de gordura saturada dá um sinal à cárdia (esfíncter entre o estômago e o esófago) para alargar e é assim que ocorrer o refluxo gastroesofágico e aparece a azia. A gordura saturada é um sinal que se dá à cárdia para se manter aberta. Se no dia seguinte a mesma pessoa só comer azeite ou gorduras de peixe não terá azia. Sabe porquê? É que o azeite ajuda a fechar a cárdia. Este é outro exemplo que ilustra a importância do conhecimento. 

Dica para quem detesta entrar no Outuno (ou em pleno inverno como eu):
Se uma pessoa tem tendência depressiva porque não consegue produzir serotonina em quantidade suficiente, deve comer os alimentos que têm os aminoácidos precursores da serotonina – a carne de peru, por exemplo, é extremamente rica em triptofano, que é um precursor da serotonina. Se a pessoa souber isto, no outono, quando o tempo fica mais escuro, porque é que não há de comer mais carne de peru em vez de carne de vaca?


No que toca a alimentação em geral, tenho vindo já a fazer algumas mudanças, tais como dar preferência a carnes brancas, azeite (em substituição de óleo), grelhados ou a vapor, menos alimentos processados mas existem ainda algumas coisas bem básicas que tenho que reforçar, como é o caso da fruta, os legumes e a agua.

Espero que estes exemplos que ajudem finalmente a limar algumas arestas!

Uma semana mais saudável para vocês, primas!

2 comentários:

  1. Ainda não vi a reportagem e já estou com medo!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei um pouco assuatada, sobretudo pelos "males" que não saltam logo à vista.

    ResponderEliminar