quarta-feira, 8 de abril de 2015

Alimentação & saúde!

Na semana passada passou a Grande reportagem da SIC foi sobre o consumo excessivo de açúcar. Não tive oportunidade de ver logo, mas os comentários foram tantos que tive que parar 40 minutos e assistir. Ora vejam:

http://sicnoticias.sapo.pt/somosoquecomemos


Fiquei sinceramente assustada, por vezes é necessário olharmos para os números para tomarmos consciência de alguns erros que cometemos ao logo da vida. Não fazia ideia da quantidade de açúcar que consumimos diariamente, segundo um estudo, há crianças a consumir cerca de 1,5kg de açúcar por semana sem que se apercebam disso.

Eu sou aquele tipo de pessoa viciada em doces, esse é o meu pecado na alimentação, chego até a não me "empantorrar" ao almoço para sobrar espaço para todas as sobremesas que venham a seguir e também não sou esquisita, gosto de bolos, bolachas, tartes, sobremesas de colher, tudo...

Também porque esta semana se assinalaram os Dias Mundiais da Actividade Física (6) e da Saúde (7), decidi cortar quase que drasticamente com os alimentos mais açucarados na minha alimentação. O açúcar esta presente em muitos alimentos e pratos confeccionados, alguns não conseguirei eliminar, outros não saberei identificá-los, mas para já acabaram-se os sumos, bolachas, chocolates (da Páscoa), bolos e sobremesas. No entanto, provavelmente guardarei um dia no fim de semana, em que farei uma sobremesa em casa, há muito que tenho por hábito fazer em vez de comprar, pois acho mais saudável, natural e barato, mas agora é que passarei a fazê-lo a 100% pois assim sei que sou eu que controlo todos os ingredientes, nomeadamente a quantidade de açúcar.

Mais do que o peso na balança que todos reclamamos, é a nossa saúde que não podemos perder da vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário