quarta-feira, 16 de julho de 2014

O que fazer quando se tem muitas AMEIXAS #2

Chegou a altura das ameixas e no fim de semana passado recebi 2 ofertas - são as vantagens de se viver em meios mais pequenos e com hortas a toda a volta.
Esta semana voltei também a comer fruta, por isso as ameixas têm sido a minha companhia nos cafés da manhã.
As ameixas são baixas em calorias, ajudam a funcionar o sistema digestivo e são também um antioxidante natural. Em especial as ameixas amarelas, são uma fonte moderada de betacaroteno e de vitamina A, ou seja, essencial para a visão... que eu bem preciso.

Bom... mas antes que se estrague alguma fruta cá em casa, recorri à minha "biblioteca culinária" e revi onde as poderia utilizar:
- Bolo de ameixas com ovos moles
- Lombo de porco com ameixas
- Tarde de ameixas
- Crumble de maçã e ameixa
- Compota duo de ameixas com passas

E é esta ultima que vos deixo aqui a receita:

Ingredientes:
- 500g de ameixa branca
- 500g de ameixa vermelha
- 100g de passas
- 750g de açúcar para compotas

Preparação:
- Escaldar as ameixas brancas em água abundante e transferi-las para uma tigela com água fria. Retirar-lhes a pele e os caroços. Repetir a mesma operação para as ameixas vermelhas. Dividir as passas e o açúcar em duas partes iguais e colocar em dois tachos.
- Levar a lume brando cada tacho. Deixar cozinhar até ferver e cozer durante mais 10 minutos. Deixar arrefecer e colocar as compotas, em frascos esterilizados, por camadas alternadas.


Fotografia tirada dia 14-07-2014

Este foi o resultado do meu serão ontem. Reduzi as quantidades a metade porque tinha menos ameixas vermelhas, mas também porque gosto de ir variando as compotas.

3 comentários:

  1. Tens mesmo que me emprestar o teu livro de compotas... Mais de metade das minhas ameixas só vou consumir daqui a uns meses.... em forma de porco, pois foi ele que as comeu...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar